No passado dia 16 de Novembro, tive a oportunidade de estar em Palmela com um grupo de pais, professores e psicólogos a partilhar algum conhecimento e experiências do trabalho desenvolvimento com crianças com dificuldade em focar e manter a atenção.
Foi um momento de partilha muito rico, com recurso a exemplos práticos do quotidiano, bem como, à execução de tarefas práticas de estimulação desta função cognitiva. Para além disso, foram discutidas algumas estratégias de intervenção para contexto individual e de sala de aula.
As dificuldades atencionais são uma recorrente dos dias de hoje, em diferentes contextos. O ser capaz de sair da rigidez dos contextos, e permitir a expressão das crianças, recorrendo a diferentes estímulos, pausas mais frequentes e estratégias mais lúdicas, são alguns dos aspectos essenciais para cativar e envolver os mais novos nas aprendizagens.
Por outro lado, recorrer ao lúdico do papel e lápis, dos jogos como “o lince”, “monopólio”, “batalha naval”, “quem é quem”, “micado”, entre outros, e recorrer aos jogos nos tablets e computadores como as “semelhanças e diferenças”, o “mahjong”, os “pares”, etc., são algumas das formas simples e lúdicas de estimular esta capacidade em crianças, adolescentes e adultos.