Das conversas e partilhas acerca da prática clínica, várias vezes sentimos que, apesar de a dislexia ser uma área com bastante investigação, diagnóstico e intervenção, as crianças com tal diagnóstico, as suas famílias e professores sentem-se frequentemente pouco orientados e compreendidos nas suas vivências e experiências emocionais assim como nos desafios decorrentes dessa característica.
Foi desta partilha, sentida por ambas, que nasceu este projeto a quatro mãos, dirigido a pais, técnicos e professores, e também às crianças, composto assim por dois livros: o guia para os adultos assinado pela Carla – Os Miúdos e a Dislexia – e este livro infantil – Joaquim com J de Bengala! – assinado pela Rita.
“O Joaquim voltou a acordar, de manhã, a dançar enquanto cantalora, cantarola, mesmo nos dias mais difíceis, com a certeza de que ele NÃO É a dislexia.” A dança do Joaquim com a dislexia tem passos desafiantes, outros difíceis mas, também, divertidos. Uma história que promete ajudar os miúdos a dançarem com as suas dificuldades e a descobrirem que são muito capazes. E por termos a convicção de que as duas obras são essenciais em casa e na escola, criámos um pacote útil às famílias e à comunidade escolar – crianças, pais e professores – porque só com trabalho de equipa se obterá os melhores resultados.
Um livro onde as emoções são o palco central em cada momento da nossa vida. Seja qual for o desafio ou a etapa em que nos encontremos, é importante saber refletir sobre a situação, reconhecer o sentimento e integrá-lo em nós mesmos de uma forma ajustada. Crescer, mais do que ter uma elevada estatura, é conseguir acompanhar psicológica e emocionalmente cada dia da nossa vida. Para tal, pais, educadores e professores são peças fundamentais a guiar crianças e jovens!