Com o aumento da exigência académica, é cada vez mais cedo que as escolas começam a ensinar os mais pequenos a conhecer letras, a desenhar letras, a escrever palavras, a contar os números, etc., esquecendo-se muitas vezes, da importância de trabalhar as competências básicas a tudo isto: capacidade de atenção e concentração, capacidade de memória, capacidade de raciocínio, capacidade de observação, consciência fonológica, capacidade motora, destreza, capacidade de pensamento divergente, criatividade, etc.
Apesar de tudo isto também ser trabalhado em algumas tarefas, a rigidez dos manuais bloqueia e muito esta aprendizagem. Claro que, existem diversos modelos educacionais e em alguns isto não é a realidade, e as crianças têm oportunidade de aprender pela experiência, pela realização.
No entanto, seja na pré-escola, seja em casa, seja na continuidade da vida, a estrutura das aulas, das obrigações, das actividades extra-curriculares, dos horários sobre lotados, deixa cada vez menos tempo para as crianças viverem, experienciarem, sentirem, descobrirem-se a si e ao mundo.
As crianças chegam ao fim do dia, exaustos cognitivamente de tudo quanto fizeram, mas muitas vezes, cheios de energia física para desgastar. Chegam a casa com pouca disponibilidade para a estrutura e regras, e querem é poder existir, brincar, explorar, divertir-se. E como gerir tudo isto, quando passam 8h a 10h num local onde poderiam fazer tudo isso (há tempo para tudo), e esse espaço não é assim aproveitado?
Fazer diferente, ir para além dos livros, permitir às crianças a desenvolver o seu potencial é fundamental na primeira infância. É esta a etapa do maior potencial de desenvolvimento, e se não for trabalhado, daí advirão dificuldades a todos os níveis, sejam eles académicos, sociais e/ou emocionais.
Assim, deixo-vos o link https://ww2.kqed.org/mindshift/2015/06/02/beyond-recess-how-to-explore-the-forest-as-a-kindergarten-class/ de uma professora que decidiu fazer algo diferente, e um dia por semana as crianças aprendem explorando uma floresta. É muito interessante a forma como eles se aprendem rapidamente a regular, a agir e a cuidar.